O QUE É O GRUPO NINHO?

Basta aparecer o positivo no teste de gravidez para que a mulher receba uma enxurrada de palpites, cobranças e recriminações. Gerar um bebê tem que ser sinônimo de alegria e plenitude pois qualquer sentimento diferente disso é duramente criticado e mal visto pela maioria que está em volta. E o que fazer com os medos, inseguranças e lutos por uma vida que nunca mais será a mesma? Muitas sofrem sozinhas em silêncio já que, por vezes, nem com seus companheiros conseguem compartilhar. A culpa aparece em cada pensamento e ação que não esteja 100% de acordo com as recomendações médicas.

A gravidez e o puerpério são períodos na vida da mulher e do casal de grandes mudanças que por vezes geram conflitos (internos e externos). Ao conquistar tranquilidade e intimidade na relação, mãe e bebê desenvolvem a melhor maneira de cuidarem-se mutuamente. O pai é fundamental nessa dinâmica.

Em uma fase de tanta fragilidade emocional, se sentir cuidada e acompanhada faz toda a diferença na criação de uma relação íntima e tranquila com o bebê.

O bebê cresce e os desafios permanecem: cada fase tem suas dificuldades. O NINHO é um grupo de acolhimento, elaboração e orientação coordenado por uma psicóloga clínica, criado para ajudar mãe e pai a elaborar esses sentimentos delicados e conseguir colocar em prática os pais que desejam ser.

Atividades do Ninho

  • Grupo de Tentantes:

Encontros quinzenais com mulheres e casais que passaram por perdas  e/ou estão tentando engravidar.

  • Pré-natal Emocional em grupo:

6 encontros quinzenais, com grupos de no máximo 5 gestantes (com ou sem a presença dos companheiros).

  • Acompanhamento do puerpério ou qualquer outra fase da maternidade/paternidade em grupo:

Encontros semanais com grupos de até 5 integrantes para tratar dos desafios envolvidos no dia a dia.

  • Atendimento ao casal e/ou atendimento ao casal e seu bebê:

Atendimento individual à família que está passando por um momento turbulento na relação a dois ou na relação com o bebê que pode não estar comendo, dormindo, evacuando etc.

  • Atendimento individualizado a quem estiver precisando de suporte (tentante, mãe, pai ou criança/adolescente)

* Os grupos são coordenados por uma psicóloga e os encontros têm a duração de 1 hora e meia e serão marcados de acordo com a disponibilidade dos integrantes.